A Europa teve seu primeiro contato com a porcelana no final do século XIII. Reis e aristocratas começaram a utilizar louças e utensílios de porcelana em suas refeições, o que a tornou, até os dias de hoje, sinônimo de requinte e nobreza. No século XVI, com a fundação e expansão da primeira fábrica europeia de porcelana, a matéria-prima ficou conhecida como “ouro branco”, tendo sua produção associada à excelência territorial e fazendo com que os reis europeus a disputassem, como símbolo de poder.

Uma das pioneiras da área, a Manufatura Ginori surgiu em 1735, levando o nome do Marquês Carlo Andrea Ginori, e, mesmo não tendo sido fundada por um rei, tornou-se uma das marcas mais famosas de porcelana artística no mundo.

Durante uma viagem à Viena, em 1737, o marquês Ginori contratou os serviços de Carl Wendelin Anreiter von Zirnfeld, um especialista em pintura de porcelana que, trazendo seu próprio método, levou ao desenvolvimento da “Pittoria” - técnica de pintura do material à mão, que se tornou símbolo de excelência das peças Ginori.

Desde então, as direções geral e artística da empresa passaram por muitas e cuidadosas mãos, que trouxeram novas características e valores à Manufatura.

Em 2013, a Richard Ginori foi adquirida pela Gucci, passando sua direção artística a Alessandro Michele – que também dirigia a marca de moda.

Até os dias atuais, a Manufatura Richard Ginori é um símbolo de design e produção artesanal de qualidade, levando ao mundo todo a excelência do “Made in Italy”.

TS Select 1